
Natacha Kamila Vieira
Violino
NATACHA KAMILA VIEIRA, 28 anos, nascida em 09 de junho de 1988 na cidade de Florianópolis/SC-BRASIL, pertence a uma família tradicional de músicos. Com seu avô (Maestro Carlos Alberto Angioletti Vieira) e com seu pai (Túlio César Vieira) iniciou e desenvolveu seus estudos musicais. Aos nove anos iniciou seus estudos de violino na Escola de Música Vieira e aos 12 passou a participar da Orquestra Jovem de Florianópolis. No ano de 2009, ingressou no curso de Licenciatura em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina, onde passou a ter aulas também de canto. Cursa atualmente o bacharelado em violino pela mesma universidade.
Natacha teve aula de violino com os seguintes professores: Katarina Grubisic; Carlos Alberto Angioletti Vieira; André Luiz Vieira; Maicon Rocha; Simone dos Santos; Carlos Souza; Pablo Araya; Lígia Stein; René Santibañez; Fernando Arévalo; Carlos Augusto Vieira. Atualmente tem aulas periódicas em cursos de aperfeiçoamento e encontros de música, e em Florianópolis com o professor João Eduardo Titton.
No âmbito da faculdade de música Natacha já teve aulas de canto com Alícia Cupani, Kalinka Damiani e Cláudia Ondrusek, bem como integrou o Coral da UDESC como bolsista durante dois anos, sob a regência e coordenação musical do professor Dr. Sérgio Figueiredo. Ainda como cantora participou como soprano do Polyphonia Khoros na realização da Nona Sinfonia de Beethoven, peça desempenhada em parceria com a orquestra “Camerata Florianópolis” em dezembro de 2010.
Aos 9 anos de idade participou de seu primeiro festival: o Festival Internacional Suzuki de Música, pela Associación Suzuki de Chile, em Santiago, tendo aulas de violino com o professor Pablo Araya. Desde então tem participado de diversos eventos de aperfeiçoamento técnico:
- Encontro Suzuki de Inverno (Florianópolis – 1999, 2001, 2002, 2003, 2004 e 2005); - Encontro Sul Brasileiro Suzuki (São Bento do Sul – 2001, Porto Alegre – 2002 e Lages – 2003); - Encontro Suzuki Sul-Americano de Verão (Florianópolis – 2004); - Workshop Kan (Blumenau – 2000 e 2005). - 13º e 14º Festival de música de Itajaí, participando das oficinas de Prática de orquestra experimental (professor Roberto Sion) e oficinas de voz (professoras Suely Mesquita e Tutti Baé) nos anos de 2010 e 2011 em Itajaí; - 2ª mostra UDESC cultural do 5º encontro de Extensão UDESC com os grupos Coral UDESC e Verde Vale (maio de 2010); - 29ª Oficina de Música de Curitiba, realizando o curso “A interpretação da canção popular brasileira” com a professora de canto Ana Luiza de São Paulo. - Encuentro Internacional de Jóvenes Músicos (Viña del Mar/Chile – 2003, 2004, 2012 e 2013).Como violinista participou das seguintes orquestras e grupos musicais eruditos e populares: • Orquestra da Escola de Música Vieira; • Orquestra Jovem de Florianópolis; • Orquestra da Catedral Metropolitana; • Quarteto de cordas do Coral Anonymous; • Éramos 7 (grupo de música popular); • Verde Vale (violino e voz/grupo de música popular); • Orquestra do Conservatório de Música Popular de Itajaí.
Em sua participação na Orquestra do Conservatório de Música Popular de Itajaí já atuou ao lado de grandes nomes da música popular brasileira como Jorge Vercilo e Alegre Corrêa. Com este último participou de oficina de composição coletiva com a mesma orquestra.
Como professora de violino já atuou nas escolas de música Sol Maior e ABC da Música; e também dando aulas particulares.
Atualmente, formada em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), cursa o Bacharelado em Violino na mesma instituição, onde é bolsista de extensão no projeto da Orquestra Acadêmica da UDESC. Trabalha como professora particular de violino e também na Escola de Música Vieira e na Escola de Música Fazendo Arte.
Participa frequentemente de grupos de câmara para eventos (casamentos, formaturas, congressos e outros) e integra os seguintes grupos musicais:
• Orquestra de Câmara de Florianópolis; • Camerata Vieira; • Orquestra Acadêmica UDESC, • Orquestra Sinfônica de Florianópolis, • Banda Lado B, • Forró Di Fulô.